Biosofia nº 9
3.50€
| ARTIGO | PAG |
| Palavras de Ouro
Ah, tudo é símbolo e analogia! (Poemas Dramáticos Fernando Pessoa) |
2 |
| Editorial
Hierarquia |
3 |
| Intervenção Cívica
As drogas A Reforma Fiscal e a Tributação das Pessoas Singulares |
4 |
| Aprender a Ser
Educar com Amor – Entrevista a João dos Santos |
10 |
| Psico-Análises e Sínteses
Parapsicologia – Ciência ou Ilusão? (3ª parte) |
14 |
| O Olhar da Ciência
Estaremos Sós no Universo? |
17 |
| Arquitecturas
Geometria Cósmica … e dois “Cubos Mágicos” |
22 |
| “Cubos Mágicos” : Cubo 1, Cubo 2 – (Separatas do artigo Geometria Cósmica) | |
| Notícias do CLUC
Ritual de (24 de) Junho |
29 |
| Um Dia na História
Uma Cascata de Sons – Schumann |
31 |
| Horizontes de Sophia
Transcendência e Imanência de Deus – VII A Reencarnação (cont.) |
32 |
| Vidas Maiores
O Infante D. Henrique – Entre o mito e a realidade |
38 |
| Con(tro)versas
O Vinho dos Sentidos – O Trigo, o Joio e a Bebedeira |
42 |
| No Caminho das Estrelas
Saturno – O Senhor dos Anéis Iniciação à Construção de Aparelhos de Observação Astronómica |
45 |
| Saúde e Equilíbrio
A Homeopatia – entrevista com o Prof. Carvalho Neto |
48 |
| Sabores Naturais
Creme Aveludado de Soja |
51 |
| (O) Culto do Som
“Ouçam sem preconceitos” |
52 |
| Palavras para quê?
Um Mover de Mão – Vasco Gato Fédon – Platão Sepher Yezirah (um livro sobre a criação) Cartas de Luxor – CLUC |
53 |
| Era uma Vez …
Um conto sobre a Fraternidade |
55 |
Esgotado
Esgotado
Editorial
Hierarquia
A noção de hierarquia é a mais inabalável garantia do equilíbrio de todas as partes que integram um todo orgânico, o reconhecimento vivo de uma ordem inteligente e dirigida para o bem de todos.
Ela está fundada no respeito e na confiança pelo que está mais “acima” – na responsabilidade e no saber –, e no amor compassivo pelo que está mais “abaixo” – mais sujeito à contingência, à necessidade e à fraqueza.
Anulada ou pervertida a referência da hierarquia, temos presente a desagregação, a prepotência, o abuso, a tirania; sem lugar a dúvidas, multiplicam-se o sofrimento e o conflito desnecessários.
Tal é, justamente, o problema do nosso mundo. Perdeu-se a noção de hierarquia – algo de muito distinto de autoritarismo ou servilismo – ou instalou-se um simulacro artificial, invertido e contranatura.
Prevalece o descaramento, em vez do conhecimento; a ligeireza, em lugar da sabedoria; a arrogância, substituindo a dignidade; a vileza, sobreposta à nobreza de propósitos. A verdadeira e legítima hierarquia está fundada na autoridade natural (sem as vulgares cedências à ostentação), na verdadeira sageza, no domínio e na abarcância da ciência da vida, com as suas múltiplas expressões. Quão poucos querem saber disso!
Estas são palavras pouco populares num tempo em que quase toda a gente julga saber tudo de quase tudo (ou até um pouco mais…) e parece realmente incapaz de reconhecer e, inerentemente, respeitar o conhecimento dos que sabem mais e melhor.
No entanto, o mundo não ressurgirá do caos enquanto não reaprendermos a importância da hierarquia estabelecida nos valores reais – que não se fingem, que não se compram, que não se imitam; não ressurgirá do caos enquanto o que é parcial e efémero não declinar em face do que é perene e universal.
José Manuel Anacleto
Presidente do Centro Lusitano de Unificação Cultural
Informação adicional
| Peso | 0.170 kg |
|---|




