0 Items

Páginas de Pensamento Político – 2 (1925-1935)

7.60

Autor: Fernando Pessoa
Organização, Introdução e Notas: António Quadros

 

“No jornal italiano Avanti, de 21 de Janeiro de 1913, vem um artigo em que se lê o seguinte, que peço ao leitor que, palavra a palavra, acompanhe e medite: Estamos na presença de uma Itália nacionalista, conservadora, clerical, que se propõe fazer de espada a sua lei e do exercito a escola da nação. Previmos esta perversão moral: não nos surpreende. Erram porém os que pensam que esta preponderância do militarismo é sinal de força.

As nações fortes não têm o sentido das proporções. A Itália nacionalista e militarista mostra que não em esse sentido. E assim sucede que uma reles guerra de conquista é celebrada como se fosse um triunfo romano. Ignoro a que propósito imediato se escreveram essas linhas. Ignoro e não importa. São elas para mais justo, o mais claro e o mais cruel comentário de quanto hoje, vinte e dois anos depois, se está passando na Itália,ou, melhor, com a Itália. Ao jornalista casual coube o lampejo de verdadeiro espírito profético.

Felizmente o artigo é assinado, de sorte que não falta o nome, nem portanto a honra, ao iluminado dessa súbita inspiração. O autor do artigo do Avanti é o Sr. Benito Mussolini. Não ter ele fixado residência em profeta!…”

Fernando Pessoa

1 em stock

Categoria:

Informação adicional:
Autor: Fernando Pessoa
Organização, Introdução e Notas: António Quadros
Preço: €7.60
Páginas: 212
Editor: Europa - América