0 Items

O Colégio Arcano e Filosófico dos Templários em Toledo

24.90

Autor: Alberto Brum

A Ordem dos Templários, fundada por Hugo de Payens, está presente no nosso imaginário. Além da ordem externa, havia um círculo interno dos “Cavaleiros do Graal” que celebraram seus “Mistérios” em Toledo. Não era uma ordem militar de protetores dos cristãos nas cruzadas – os fundadores foram “guardiões de Sophia”. Este livro é fruto de uma longa e profunda pesquisa e mostra que o núcleo original dos templários era uma escola filosófico-religiosa.

Nos bastidores da catedral havia um “colégio arcano” que deu sustentação à Escola dos Tradutores de Toledo, lançando luz na cultura da Europa medieval e estimulando o diálogo de três tradições (cristã-judaica-islâmica). Os templários, na fase inicial, tinham uma base na França e outra em Toledo (Espanha), uma “escola filosófica e arcana” que aproximou a filosofia árabe, o neoplatonismo, o Graal e a Magia, onde dois dos fundadores da ordem (Juan Hispano e Gundisalvo) atuaram entre 1127-1181. E tinham um elo com a ordem de Cister.

No grupo original da Ordem do Templo estavam mentes-almas que tiveram conexão com tradições do Oriente, como o sufismo e o ismailismo. No seu “núcleo interior” o interesse era mais na Metafísica e na Cosmologia do que em “guerras santas” – eles foram guardiões do “Santuário da Luz”.

2 em stock

Categorias: ,

Informação adicional:
Autor: Alberto Brum
Preço: €24.90
Páginas: 400
Editor: Garbha-Lux
ISBN: 978-65-5854-545-3
1ª edição: 2022

Informação adicional

Peso 0.490 kg
Dimensões (C x L x A) 21 × 14 × 2 cm