Upanixad da Grande Floresta

19.50

Autor: António Barahona

«As primeiras Upanixads, entre as quais se conta, com primazia, a da Grande Floresta, datam de entre o século VIII ao VI, antes de Cristo. Onze, treze, ou catorze, são consideradas como autênticas, antigas e fundamentais, e constituem, propriamente, o Vêdanta – o fim do Vêda.
A Upanixad da Grande Floresta, Upanixad maior, conforme a classificação de Shankara, que a ela dedica o seu comentário mais longo e eloquente, fala-nos de Brahma – absoluto e incondicionado, que impregna o universo e, ao mesmo tempo, o transcende – e da sua identidade com átma, o nosso espírito individual.
Com efeito, a Upanixad da Grande Floresta expõe a revelação a que conduz a experiência iniciática da identidade mais alta e, em paralelo, a exegese lógica da «doutrina da não-dualidade», Adwaïta-váda; doutrina que não se fundamenta na redução de nenhum dos dois termos, espírito e matéria, branco e negro: encara-os a ambos, em simultâneo, na unidade de um mesmo princípio, em que estão igualmente contidos, não como opostos, mas sim como complementares, mercê de uma espécie de polarização que em nada afecta a essência do princípio comum».

2 em stock

2 em stock

Categoria:

Informação adicional:
Autor: António Barahona
Preço: €19.50
Páginas: 281
Editor: Publicações Maitreya
ISBN: 978-989-8147-50-9

Informação adicional

Peso 0.480 kg